Vantagens de ter um site

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Vantagens de ter um site

William Alves
Escrito por William Alves em outubro 28, 2019
6 min de leitura
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Conheça quais são as principais vantagens de ter um site para a sua empresa

Gostaria de te fazer uma importante pergunta: você sabe por que a sua empresa precisa de um site? 

Vantagens de ter um site

Te perguntei isso porque hoje é praticamente impossível falar de uma empresa sem relacioná-la a seu website. É no site que estão todas informações sobre a sua empresa e os produtos/serviços que você trabalha. 

Mesmo sendo um item indispensável para os negócios, muitas pessoas ainda se mostram relutantes em ter seu próprio site, julgando não ser algo tão necessário. 

Ou talvez por não conhecerem as vantagens de ter um site próprio.

Em poucas palavras, um website é utilizado para diversas finalidades e na era digital, ele se tornou um importante complemento para as estratégias de marketing e relacionamento com o cliente. 

Aliás, esse é um dos motivos do porquê é importante ter o seu próprio site, só que não é o único. Por isso, separei as principais vantagens de ter um site para a sua empresa. Acompanhe a seguir.

Uma das vantagens de ter um site é a facilidade que os clientes terão para te encontrar

A facilidade que os clientes terão para te encontrar

Você pode ter o melhor atendimento, produtos com qualidade inquestionável e preços imbatíveis. São fatores que realmente chamam à atenção, mas como público vai descobrir essas vantagens que sua empresa oferece? Através do seu site. 

O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos por conta da internet e hoje é bem mais difícil irmos até às lojas para pesquisar preços e até mesmo comprar algo. Queremos que as coisas sejam rápidas e práticas, e a internet proporciona isso.

Assim, fica bastante claro que ser encontrado de forma fácil pelos clientes é uma das vantagens de ter um site.  

Sabe por quê? Porque toda vez que precisamos de algum produto ou serviço, abrimos o Google e pesquisamos sobre ele. E as empresas que aparecem como resultados possuem sites.

O seu cliente faz a mesma coisa e ele quer encontrar o seu site, porque só irá até uma loja física buscar aquilo que precisa em último caso. 

Então, o seu negócio precisa de um site para se sustentar na era digital e ser encontrado com facilidade pelo público. 

Você consegue passar confiança para o público

Você consegue passar confiança para o público

Vamos imaginar que você quer comprar um celular novo e faz uma pesquisa no Google para pesquisar modelos e preços. Ele te dá apenas dois resultados na busca: uma loja virtual e uma fanpage no Facebook. 

Tenho quase certeza que quem te passa mais credibilidade e segurança é a loja virtual

As redes sociais são uma parte positiva para o marketing digital de uma empresa, mas uma das principais vantagens de ter um site é que ele passa mais profissionalismo ao cliente do que uma fanpage no Facebook. 

Para começar, o site é mais personalizável, o que permite passar muito mais informações aos usuários do que nas redes sociais. 

Além disso, nele é possível aplicar artifícios para o promoção do seu negócio. 

Ainda mais importante é o fato de você pode criar conteúdo para o público. Essa é uma forma de desenvolver autoridade para o seu negócio, afinal você poderá provar que é especialista no que está vendendo e pode solucionar com facilidade potenciais problemas que o seu cliente tenha. 

Talvez você não entenda porque precisa de um site para isso, mas ressalto que essa ferramenta é um diferencial muito positivo e eficiente quando o cliente quer comprar alguma coisa.

Isso acaba pesando mais na balança do que a fanpage nas redes sociais.

Claro que não quer dizer que a sua empresa não precisa das redes sociais, mas o melhor mesmo é trabalhar em conjunto as duas soluções. 

Aumentar as suas vendas é uma das vantagens de ter um site

Aumentar as suas vendas

Os websites são trabalhados como complemento às estratégias de marketing. Por isso através dele é possível trabalhar ações para a geração de contatos, ou leads como são chamados no marketing digital. 

O Google Ads é uma ferramenta que entrega leads de extrema qualidade de forma bastante rápida através dos anúncios. 

Esse tipo de estratégia tem maior efetividade quando o lead é enviado para o seu site. Além disso, é um passo fundamental para que a sua empresa venda mais.

Basicamente, o seu site será para o visitante uma vitrine que fica aberta ao público 24/7, onde é possível acessá-lo de qualquer lugar. 

Com o site, o usuário consegue consultar e tirar dúvidas sobre seus produtos/serviços e até mesmo adquiri-los em apenas um clique. 

E como os sites recebem otimização SEO, é muito provável que enquanto passeia por ele, o visitante se depare com um botão de CTA (Chamada Para Ação) para solicitar um orçamento, por exemplo.

Continue lendo para conhecer mais uma das vantagens de ter um site para a sua empresa.

Você precisa de um site para educar o cliente

Você precisa de um site para educar o cliente

Entre as vantagens de ter um site, está a possibilidade de criar conteúdo relevante para o cliente.

O marketing digital trabalha com a criação de conteúdo relevante ao usuário, sendo uma tendência forte no mercado online.

O objetivo principal é a educação do cliente para que ele tome uma ação. 

Essa educação é conhecida como jornada de compra do usuário, onde ele aprende que tem um problema e como deve fazer para solucioná-lo. 

Quando o cliente em potencial chega ao último estágio, ele está decidido que precisa comprar aquilo que lhe foi oferecido.

A criação de conteúdo esbarra diretamente na necessidade de ter um site próprio, já que é preciso direcionar o usuário para algum lugar em cada etapa da jornada. 

É muito comum que no conteúdo ele seja direcionado ao site, encontrando todas as informações que precisa para efetuar a ação. Neste caso é a compra de um produto ou serviço.

Mas, eu preciso mesmo ter um site?

Mas, eu preciso mesmo ter um site?

Pode ser que mesmo apresentando todos essas vantagens de ter um site você ainda tenha dúvidas sobre a real necessidade de ter o seu próprio site. 

Mas não se preocupe, esse receio é bastante comum.

Eu aposto que você teve algumas objeções enquanto lia esse texto e eu posso listar aqui todas elas, quer ver só? 

Meu negócio é local, o site é mesmo necessário?

Existem empresas que o atendimento é local, ou seja, é feito apenas em bairros ou regiões específicas. Escritórios de diferentes segmentos, estúdios e restaurantes são um bom exemplo desse tipo de negócio. 

Meu negócio é local, o site é mesmo necessário?

Por oferecer seus serviços em um local físico, onde existe a necessidade do cliente ir até lá, algumas empresas não veem sentido em ter um site. 

Os websites não servem apenas para vender mais, eles também são uma forma de você ficar mais próximo do seu público. Inclusive, isso também entra como uma das vantagens de ter um site. 

Você pode tê-lo para complementar ações de atração de novos clientes e melhorar o relacionamento com os que já possui.

Nós fazemos pesquisas no Google buscando por uma solução. Por isso, é bastante comum que os usuários busquem, por exemplo, por um “advogado trabalhista em São Paulo”. 

Quando o usuário te encontra no Google, fica bem mais profissional ter seu site como resultado, do que apenas seu endereço e telefone.

Tenho uma empresa pequena, ela precisa de um site?

O site é ideal para aplicar estratégias de marketing, como já mencionamos aqui. E mesmo para empresas que estão começando no mercado ou as microempresas, ele é a grande virada nos negócios

Tenho uma empresa pequena, ela precisa de um site?

Entre as muitas vantagens de ter um site, você pode usá-lo com outras estratégias, como, por exemplo, o Inbound Marketing.

Essa estratégia de marketing dá muito certo para impulsionar empresas na mesma situação que a sua. 

O marketing tradicional exige das empresas um investimento mais salgado e o retorno nem sempre é rápido. No digital os resultados são mais tangíveis, o custo é bem menor e você consegue ter uma análise de desempenho mais efetiva.

Neste caso, as ações de Inbound são como um empurrãozinho para a sua empresa, visto que a ajudam entrar no mercado e se destacar. 

E vamos concordar que não tem como criar um boa estratégia para elevar o potencial da sua empresa sem que ela tenha um site. 

Eu já tenho uma página nas redes sociais, não é suficiente?

Está lembrado que uma das vantagens de ter um site é a credibilidade e o profissionalismo que ele passa para o público? 

Eu já tenho uma página nas redes sociais, não é suficiente?

Não é que as redes sociais sejam algo ruim, mas depender somente dela pode comprometer outras estratégias. 

Você não conseguirá fazer e-mail marketing sem ter um site, por exemplo, porque uma das premissas dessa estratégia é enviar o lead até o seu website. 

Em poucas palavras, ter um, não anula a necessidade de ter o outro. Assim como você precisa ter uma fanpage nas redes sociais, também precisa ter um site. 

Levar o lead para a sua rede social, é praticamente a mesma coisa que marcar uma reunião com o cliente na praça de alimentação do shopping. 

Deu para sentir a diferença que um site pode fazer para a sua empresa? 

E agora que você já conhece as vantagens de ter um site está na hora de criá-lo. 

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