Google Shopping: conheça essa importante ferramenta de vendas

LOJA VIRTUAL

Google Shopping: conheça essa importante ferramenta de vendas

William Alves
Escrito por William Alves em novembro 21, 2018
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Uma excelente ferramenta para vendas direta no e-commerce: o Google Shopping é uma oportunidade para os lojistas anunciarem seus produtos e aumentar suas vendas.

Aprenda neste conteúdo a importância e como utilizá-lo em sua loja virtual para aumentar o faturamento.

Também entenda em qual momento se deve usar o Google Shopping para trazer resultados. E ainda aprenda a medir o retorno da ferramenta e se compensa usá-la.

O que é o Google Shopping?

Lançado em 2011, o Google Shopping como é conhecido, segue o modelo de sites comparadores de preços, como Buscapé, Zoom, entre outros.

Ele tem como objetivo mostrar e comparar os preços dos produtos buscados pelo usuário.

Quem pesquisa consegue comparar os preços em diversas lojas de forma simples e rápida.

Para entender como funciona a ferramente, basta fazer uma pesquisa referente a um produto no Google.

google shopping

Como você pode notar acima, os primeiros resultados são do Google Shopping são identificados como “patrocinado”.

Estes tipos de anúncios costumam ser bem eficazes, pois mostram imagem e preço do produto, facilitando a pesquisa do usuário.

Além disso, os resultados aparecem no topo do busca, o local que mais chama a atenção dos leitores.

Há uma guia (tela) exclusiva no site de buscas, onde o usuário consegue realizar filtros por preço, lojas, cor e categorias.



Pré-requisitos para anunciar no Google Shopping:

Anunciar na ferramenta do Google tem alguns pré-requisitos básicos, mas que são extremamente necessários, são eles:

  1. Ter uma loja virtual;
  2. Ter produtos cadastrados na loja virtual de acordo com os padrões do Google Shopping;
  3. A loja virtual ter Gerador de XML ou integração, seguindo os padrões exigidos pelo Google Shopping.
  4. Ter uma conta no Merchant Center;
  5. Ter uma conta no Google Ads.

Como anunciar no Google Shopping?

O primeiro passo é criar uma conta no Merchant Center, caso você ainda não tenha uma.

O Merchant Center é uma plataforma usada para enviar o XML com produtos da sua loja para o Google.
Para criar uma conta no Merchant Center, clique aqui.

O próximo passo é fazer o envio do feed de produtos, aqui na TECHD,  fazemos a criação e envio do feed usando a documentação do Merchant center.

Logo após o envio e processamento do feed de produtos, você precisará vincular com sua conta do Google Ads.

Agora é só criar suas campanhas no Google Ads.

Como Vincular Google Shopping ao Ads?

Vá até o Merchant Center e procure a opção “Vinculação de contas”.

Agora Clique em “Vincular contas”.



Pronto!

O próximo passo é acessar sua conta no Google Ads e criar uma campanha de Shopping.

Por fim, dê continuidade as configurações do anúncio.

Por que  devemos usar o Google Shopping?

É simples: 30% do faturamento dos clientes da Agência vem de Google Ads, assim sendo o shopping o grande responsável por uma considerável fatia deste faturamento.

O Google shopping é uma oportunidade de vendas pouco explorada e o quanto antes você iniciar seus anúncios, maior será suas chances de vendas.

Os grandes players anunciam nesta ferramenta e de fato isso mostra o quanto ele é importante e traz resultados.

Qual o preço para anunciar?

O Google shopping funciona igualmente as demais formas de anúncio do Google Ads (Pesquisa, Display e Remarketing).

Será descontado da sua conta quando o usuário clicar em seu anúncio. Geralmente tem mais clique em relação as demais formas de anúncio.

Em qual momento usar?

Talvez você esteja com a mesma dúvida de milhares de pessoas em saber quando se deve usar a ferramenta em sua loja.

Essa sensação é muito ruim, mas vou te ajudar a esclarecer.

O cliente que acessa anúncios do Google Shopping está em Buy Mode (Modo de Compra), ele de fato precisa do seu produto ou está pesquisando para uma compra no futuro.

Na linguagem do marketing isso é chamado de “Lead Quente”, ou seja, o cliente é convencido que ele precisa do seu produto.

Sendo assim, aconselho o Shopping como a ferramenta para resultados a curto prazo, assim como o Google Ads.

Saiba quais são as ferramentas para resultados em curto, médio e longo prazo.

Conclusão:

Se você tem uma loja virtual e necessita aumentar as vendas, dê uma atenção ao Google Shopping e comece a anunciar.

A ferramenta, sem dúvidas, é uma boa oportunidade de vendas para sua loja virtual.

Os resultados são a curto prazo, o que te faz ter fluxo de caixa.

Acelere os resultados da sua loja virtual com a TECHD.

Experimente o Google Shopping e nos conte qual foi a sua experiência nos comentários.

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