4 estratégias para atrair clientes

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4 estratégias para atrair clientes

William Alves
Escrito por William Alves em outubro 28, 2019
4 min de leitura
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A internet dá espaço para que muitos negócios possam se desenvolver, principalmente através de estratégias de Marketing Digital. Porém, muitas empresas se sentem perdidas sobre como atrair clientes e encontram barreiras ao tentar conquistar o público de forma assertiva. 

Estratégias para atrair clientes

Talvez por medo de investir em algo novo ou por não saber o que deve ser feito, algumas empresas recorrem ao jeito tradicional de fazer marketing.

Assim, focam seus investimentos e ações fora da internet.

No entanto, nosso perfil como cliente mudou drasticamente no meio online. Os clientes só procuram o setor comercial de uma empresa quando já estão decididos a comprar algo.

É por isso que o mercado digital é excelente para aumentar as vendas, promover uma marca e até mesmo conquistar mais clientes. 

Neste texto você irá conhecer as principais estratégias para atrair clientes na internet e como elas podem ajudar a sua empresa. Confira a seguir.

Use as mídias pagas para atrair clientes

Use as mídias pagas para atrair clientes

Se você fizer uma pesquisa agora no Google, tenho certeza que entre os resultados aparecerá um anúncio.

Antes de iniciar um vídeo no YouTube, você precisa assistir a pelo menos 5 segundos de um anúncio. No Facebook ou no Instagram, em algum momento, você também se depara com um anúncio.

Isso também acontece em outras redes sociais, como o LinkedIn e Twitter, por exemplo. 

No marketing digital, você consegue atrair clientes nas chamadas mídias pagas. O Google e o Facebook são as mídias de maior destaque nessa estratégia, mas como te mostrei há outras plataformas. 

Os anúncios estão vinculados a outras páginas que levam o potencial cliente até a sua empresa. 

Assim, além de conquistar clientes, essa estratégia é utilizada para que a sua empresa apareça aos usuários de forma segmentada. E ela costuma dar bastante resultado quando o cliente é direcionado até o seu site. 

Crie um blog

Crie um blog

Não é de hoje que o blog é uma sensação na internet. Criar conteúdo relevante chama à atenção e é possível atrair clientes com eles. 

Por conta disso, o blog é uma das estratégias de marketing mais conhecidas do mercado, assim como é bastante utilizada, principalmente pelo seu custo-benefício.

Através dessa ferramenta, a sua empresa pode entregar ao cliente, conteúdos didáticos e com extrema qualidade, educando-o para que ele se interesse e compre o que você vende.

Com o blog é possível fazer o usuário percorrer uma jornada de compra, onde ele irá ter o primeiro contato com a sua empresa, entender que ele tem um problema, encontrar uma solução e, por fim, comprar seu produto ou serviço.

Por isso, o conteúdo precisa sanar dúvidas que ele possa ter, desde aquelas mais básicas até outras que sejam mais técnicas, de forma que sejam mostradas soluções específicas do que ele precisa.

E-mail Marketing é uma das principais estratégias para atrair clientes

E-mail Marketing é uma das principais estratégias para atrair clientes

Algumas pessoas acreditam que o e-mail ficou ultrapassado e já não serve como uma boa estratégia de marketing, principalmente para atrair clientes. 

Esse posicionamento é até aceitável, visto que muitos usuários sequer abrem seus e-mails. 

Mas na verdade, essa estratégia funciona muito bem se você entregar conteúdos interessantes e chamativos, que vão muito além de fazer propaganda dos seus produtos/serviços. 

A estratégia de e-mail marketing é uma forma de criar relacionamento com o usuário, onde você pode interagir de diversas maneiras com ele.

Assim, você pode encaminhar materiais ricos, como um e-book, por exemplo, ou algum outro tipo de conteúdo que o leve até seu site, para que ele possa conhecer mais sobre a sua empresa. 

Também é possível trabalhar essa estratégia junto ao blog, captando leads e enviando por e-mail os conteúdos da jornada de compra que falei no tópico anterior.

Aposte nas técnicas de SEO

Aposte nas técnicas de SEO

O SEO é uma estratégia muito poderosa e que todos desejam explorar hoje em dia. Isso porque através das técnicas de otimização, seu site pode alcançar as primeiras páginas do Google. 

A popularidade do SEO se deve a relação custo-benefício dessa estratégia, já que você não precisa investir nenhum valor para chegar na primeira página de busca, diferente das mídias pagas.

Além disso, ela pode ser combinada a outras estratégias, como os anúncios, por exemplo. O SEO é utilizado para otimizar páginas, textos e anúncios e isso ajuda de forma positiva para atrair clientes. 

A estratégia trabalha o uso de palavras-chave dentro dos conteúdos, sejam eles um texto no seu blog ou títulos dentro do seu site. Essas palavras ajudam o usuário a te encontrar no Google, por exemplo. 

Além disso, o SEO também otimiza o conteúdo, tornando-o mais interativo e fácil de ser consumido pelo usuário. 

A sua empresa precisa de um site para atrair clientes?

A sua empresa precisa de um site para atrair clientes?

Você deve ter reparado que ao longo desse conteúdo todas as estratégias falam sobre sites e não é à toa. 

É no seu site que o cliente encontra tudo que ele precisa sobre a empresa, desde informações sobre o que você faz até a possibilidade de orçar por algo que ele deseja em relação ao seu produto/serviço.

Além disso, o site é um complemento das estratégias apresentadas aqui e que colabora bastante para a sua empresa atrair clientes, afinal é ali que está toda a essência do seu negócio. 

Então, se o seu objetivo é que a sua empresa conquiste mais clientes, é fundamental que você tenha um site para complementar as estratégias de Marketing Digital. 

E para chegar até esse objetivo, seu site precisa atender alguns requisitos como:

  • Ter um layout claro e objetivo; 
  • Apresentar benefícios sobre a sua empresa ou produtos/serviços;
  • Canais de contato que facilitem para que o usuário fale com você;
  • Gatilho mental de prova social;
  • Chamada para ação que induza o cliente a fazer algo, como um botão de solicitar orçamento.

Vale ressaltar que sites desatualizados podem tornar a estratégia de marketing digital negativa, comprometendo todo o trabalho feito para a atração do público. 

Por isso, ao adotar uma estratégia de marketing, é importante avaliar se o seu site está preparado e, sobretudo, atualizado para um bom desempenho no mercado digital. 

Em alguns caso, pode ser necessária uma atualização para que ele apresente ao usuário o que foi listado aqui em cima. 

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