Estratégia de Marketing: o que é e como aplicar em seu negócio

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Estratégia de Marketing: o que é e como aplicar em seu negócio

William Alves
Escrito por William Alves em novembro 7, 2018
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Você já sentiu aquela sensação ruim de não saber por onde começar o marketing do seu negócio e qual estratégia utilizar?

Então esqueça esse sentimento de uma vez por todas!

Agora você terá total clareza de qual a melhor estratégia de marketing e como aplicar hoje mesmo em seu negócio.

Leia este artigo até o final, aplique a melhor estratégia que se encaixa no perfil de sua empresa e avance para o próximo nível.

O que é estratégia de marketing?

Estratégia é planejar com antecedência as ações de divulgação do seu produto, marca ou serviço. E através de dados poder acompanhar os resultados, indicando se você está no caminho certo.

Estratégia é a ponte que te levará do ponto A (situação atual), para onde você quer chegar, ou seja, a sua meta, que chamaremos de ponto B.

imagem estratégia de marketing

Qual a importância da estratégia?

É claro que vender um produto ou serviço é o principal objetivo de uma estratégia, mas isso é apenas a consequência de uma estratégia bem definida e estruturada.

Além da venda, a estratégia ajudará na definição do cliente perfeito, como alcançá-lo e quando se deve ofertar o produto a ele.

Para que você de fato tenha vendas e de forma recorrente (constante), você precisa de uma estratégia definida para curto, médio e longo prazo.

Continue lendo até o final que vou te explicar mais sobre este assunto…

Estratégia carrega consigo um grupo de Canais de Marketing (ferramentas) que ajudarão na atração de clientes.

Canais de Marketing para atração de clientes

Para deixar este conteúdo organizado, vou separar por Canais para Estratégias Digital e Offline.

Vamos começar?

Canais para Estratégias Digital:

1) Google Ads

Imagem google ADS

Conhecida anteriormente por Adwords, essa é uma poderosa plataforma de anúncios do Google. Através do Google Ads é possível criar anúncios de Pesquisa, de Display, no Youtube, no Gmail e site de parceiros.

2) Marketplace:

Imagem marketplace

O marketplace é caracterizado como um site (por exemplo: Extra, Mercado livre, Walmart) que abrigam várias produtos, de diferentes empresas, muito usado por donos de lojas virtuais.

3) E-mail marketing:

imagem email marketing

O email marketing é uma das ferramentas mais importantes de Marketing Digital da atualidade.

É uma das melhores formas de manter e criar um relacionamento com o seu potencial cliente.

4) Redes Sociais:

Imagem redes sociais

As Redes Sociais são os canais que conseguem gerar proximidade com o público de forma positiva.

Hoje todos estão com um celular em mãos vendo Stories no Instagram, Posts no Facebook ou respondendo mensagens no WhatsApp.

5) Blog:

Imagem Blog

O objetivo de ter um blog é gerar relevância e autoridade, através dele a sua empresa poderá tratar de assuntos relacionados ao produto/serviço comercializado.

6) SEO:

imagem seo

Considerada como “a galinha dos ovos de ouro”. Através do SEO seu site ou loja ficará entre os primeiros resultados da busca orgânica (gratuita) do Google. Isso 24 horas por dia e 7 dias por semana sem pagar um único centavo.

imagem-ebook-seo

7) Vídeos:

imagem-video-youtube

O Youtube é o site de vídeos mais conhecido atualmente. Com o uso de vídeos, você pode vender seus produtos ou gerar autoridade.

Veja a quantidade de Youtubers no Brasil, como, por exemplo, Whindersson Nunes, Felipe Neto e entre muitos outros.

Canais para estratégias Offline:

1) Rádio, TV e Jornais:

Canais tradicionais que estão perdendo forças, mas ainda são muito utilizados para divulgar empresas e seus produtos.

2) Eventos:

Muitas empresas usam os eventos para aumentar a audiência da marca ou vender um produto, seja como expositor ou mantenedor.

3) Parcerias:

Funciona bem. Com o auxílio das parcerias, as empresas costumam oferecer seu produtos/serviços para a base de clientes do parceiro.

É muito comum haver descontos para compras por intermédio de parceria.

Chegou a hora!


Vou abrir os seus olhos e te mostrar o caminho das pedras, está preparado?

Qual estratégia usar e em qual momento?

O marketing da loja virtual Clique Sex shop era feito pelo seu próprio dono, o Sérgio. Ele sabia como usar os canais de divulgação, fazer campanhas no Google, Facebook e publicações no Blog.

Além disso, o marketing era feito no estilo guerrilha: atirar em todos, àquele que trouxer o melhor resultado continua investindo.

Esse é um erro comum e pode te levar a falência, você não leu errado. Pode resultar na falência do seu negócio.

Você precisa entender em qual período os canais trarão resultados. Sendo assim, você saberá exatamente quando terá o retorno sobre o investimento (ROI).

Sem dúvida o SEO é um bom exemplo, lembra da galinha dos ovos de ouro?
As técnicas de otimização demoram em média de 3 a 18 meses para se alcançar resultados. É um pouco demorado, mas quando dá resultado, o seu faturamento aumentará significativamente.

Então, o SEO se encaixa em estratégia para resultados a médio e longo prazo, mas que precisa ser iniciado hoje.

Veja agora o tempo de resultados para cada tipo de Canal de Marketing

Estratégias para resultados a curto prazo:

  • Google Adwords;
  • Marketplace;
  • Redes de parceiros.

Estratégias para resultados a médio prazo:

  • Marketing de conteúdo;
  • Comércio eletrónico de entrada;
  • SEO;
  • Upsell.

Estratégias para resultado a longo Prazo:

  • Marketing de conteúdo;
  • Comércio eletrónico de entrada;
  • SEO;
  • Upsell.

Veja que alguns canais se repetem em Médio e Longo prazo, pois ambos os resultados são duradouros.

Métricas de Resultados

Logo após a aplicação da estratégia adequada, chegou a hora de analisar os dados para saber se estamos no caminho certo.

Para isso, existem algumas métricas que precisam estar no seu radar a todo instante.

ROI:

O termo é uma sigla para a expressão em inglês “Return Over Investment”, ou “Retorno sobre Investimento” trazido para o português. Por meio desse indicador, é possível saber o retorno que suas campanhas estão gerando.

Taxa de Conversão:

Trata-se de é uma métrica muito utilizada para mensurar os resultados. Então, ao utilizar essa métrica você saberá a % de visitantes que se tornam clientes.

Por exemplo:

O nosso site recebeu 10 visitas no dia de hoje e 1 visitante virou cliente, ou seja, comprou algum produto. Sendo assim a taxa de conversão é de 10%.

10 visitantes / 1 cliente  * 100 = 10% de conversão

Taxa de Rejeição:

Está métrica representa a porcentagem de visitantes que entram no site e então vão embora, ao invés de continuar a ver outras páginas do mesmo site.

Através desta métrica você consegue identificar possíveis falhas em seu site ou loja virtual.

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2 Replies to “Estratégia de Marketing: o que é e como aplicar em seu negócio”

romulo

gostei muito do seu site. conteúdo muito interessante

Lucio Trindade

Pesquisando sobre o assunto encontrei esse post, interessante, vou acompanhar o blog de agora em diante.