Qual a diferença entre loja virtual e site?

LOJA VIRTUAL

Qual a diferença entre loja virtual e site?

Graziely Rammos
Escrito por Graziely Rammos em novembro 26, 2019
5 min de leitura
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Talvez você já tenha se perguntado qual a diferença entre site e loja virtual. Embora sejam muito próximas, às plataformas possuem características distintas e finalidades que também se diferem.

Diferença entre loja virtual e site

De modo geral, tanto o site, quanto a loja virtual, são utilizados para gerar vendas a uma empresa. Por isso, é importante decidir qual se encaixa melhor com a demanda da sua empresa. 

E claro que a melhor forma de definir a plataforma, é conhecendo as diferenças entre elas. Só posso dizer que você veio ao lugar certo para isso. 
Continue lendo para conhecer melhor as diferenças entre a  loja virtual e um site.

O que é um site?

O que é um site?

O site é um espaço online que reúne algumas páginas com informações sobre assuntos pré-definidos, como, por exemplo, uma empresa de marketing digital. 

Além disso, os sites possuem diversos formatos, como um blog, e-commerce ou portais de notícias. 

E para te dar um exemplo bem prático, aqui você está em um site no formato de blog, que tem conteúdos sobre estratégias de marketing e Google Ads, entre outros assuntos. 

Sendo assim, uma loja virtual também é um formato de site, mas ela tem uma função bem diferente de um site institucional para apresentação de uma empresa. Isso eu te explico mais para frente.

Websites de empresas são chamados de institucionais porque apresentam ao público mais informações sobre aquela empresa. É como um cartão de visitas, com os principais dados daquele prestador de serviço. 

E o que é uma loja virtual?

E o que é uma loja virtual?

Como o próprio nome indica, é uma loja no meio online, onde o usuário consegue visualizar os produtos disponíveis, seu preço e realizar a compra, de forma bastante simples e prática.

A loja virtual é bastante semelhante ao conceito de loja física, afinal ali podemos comprar algo. 

O que difere é que você não precisa sair de casa para efetuar a compra ou ter contato com um vendedor. Você consegue comprar o que precisa de onde estiver, basta ter um dispositivo móvel, como um celular, e conexão com a internet.  

É um tipo de plataforma planejada exclusivamente para encontrar e comprar produtos pela internet. Diferente de um site institucional que tem como finalidade apresentar a empresa para os usuários. 

As lojas virtuais são como uma vitrine online, disponível 24 horas por dia para os clientes. 

Além disso, a loja virtual pode ter algumas variações. Se ela vender produtos de outros lojistas, ela é chamada de marketplace, como a Amazon e o Mercado Livre, por exemplo. 

Agora se a venda for apenas de produtos próprios, ela é definida simplesmente como loja virtual. Marcas como O Boticário, Nike e algumas outras, são bons exemplos de plataformas que vendem apenas produtos próprios. 

Principais diferenças entre site e loja virtual

Principais diferenças entre site e loja virtual

As diferenças de um site para uma loja virtual não ficam somente no formato da plataforma. 

Se a sua empresa é uma prestadora de serviços, por exemplo, a melhor escolha é ter um site

Isso porque, basicamente, um site tem páginas com o histórico da empresa, contato e apresentação de produtos ou serviços oferecidos por ela. 

Na página de produtos ou serviços, eles são apresentados de modo mais detalhado, diferente do que ocorre na loja virtual. 

Em um site a ideia é convencer o cliente a gerar um orçamento, por isso além do produto, também são apresentados benefícios que ele terá ao adquirir aquilo. 

Assim, sempre que um produto ou serviço é apresentado por uma empresa, um botão de “solicitar orçamento” o acompanha. Se o cliente se sentir satisfeito com a apresentação, ele tomará a iniciativa de ter mais informações sobre aquele produto solicitando por um orçamento. 

Agora, se a sua empresa vende diversos tipos de produtos, próprios ou de outros lojistas, o ideal é ter uma loja virtual. 

No caso dela, o mais importante é que o usuário possa ver detalhes de um produto e seu preço, para em seguida colocá-lo no carrinho e efetuar a compra.

Isso promove uma automatização das vendas, já que não é necessária a intervenção de um vendedor para que ela seja finalizada. 

Em ambos os casos, o objetivo é gerar vendas, como falei no início deste texto. 

E qual o melhor para a minha empresa?

E qual o melhor para a minha empresa?

Bom, essa questão vai depender muito da sua empresa e o segmento que ela atua. 

Assim, o melhor para sua empresa será a opção de plataforma que se encaixa com o seu tipo de serviço. Resta analisar o seu trabalho para definir se você precisa de um site ou de uma loja virtual. 

E a sua empresa pode ter o próprio site de sucesso e gerar mais vendas com a TECHD. 

Nós somos especialistas em criação de sites, com mais de 200 sites de sucesso no ar, e podemos te ajudar a ter o seu próprio site para alcançar o sucesso na internet, recebendo orçamentos todos os dias e aumentando suas vendas. 

Clique no botão abaixo e solicite um orçamento.

Solicite um orçamento

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *