Como funciona o Google Ads?

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Como funciona o Google Ads?

Graziely Rammos
Escrito por Graziely Rammos em novembro 4, 2019
4 min min de leitura
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Você sabe como funciona o Google Ads? Aprenda tudo sobre a ferramenta de anúncios que te leva para a 1º página do Google. 

O Google Ads é hoje uma das ferramentas mais recomendadas para quem deseja ter sucesso na internet. Sobretudo em relação a aumentar o faturamento de uma empresa a curto prazo. 

Como funciona o Google Ads

Isso porque a plataforma consegue entregar resultados imediatos, uma das principais vantagens de quem anuncia no Google

Neste texto separei tudo sobre como funciona o Google Ads, para que você possa conhecer mais a fundo essa poderosa ferramenta. Acompanhe. 

Afinal, o que é Google Ads?

Como disse lá em cima, o Google Ads é uma ferramenta muito poderosa para a criação de anúncios. 

Sempre que você pesquisa por algo no Google, entre os primeiros resultados estão anúncios relacionados àquela pesquisa. 

Aliás, é por isso que o Google Ads tem essa capacidade de entregar resultados de forma tão rápida. Porque a sua empresa pode aparecer na 1º página do Google e ser facilmente encontrada pelos clientes. 

E, normalmente, quando pesquisamos por um produto ou serviço na internet, estamos mais propensos a comprar por aquilo, ou seja, estamos em modo de compra. 

Esse é um dos fatores que potencializa os resultados no Google já que a sua empresa aparecerá no momento certo para o cliente que está precisando do que você tem a oferecer. 

Mas, como funciona o Google Ads?

Mas, como funcionam os anúncios no Google Ads?

O Google Ads funciona como um plano pré-pago, mais ou menos como aqueles que temos com as operadoras de celular. Para fazermos ligações e utilizar a internet, é preciso colocar crédito. 

A ferramenta segue a mesma lógica, onde o anunciante precisa carregar sua conta com um valor para poder anunciar. 

O investimento é bastante flexível, mais uma vantagem que o Google possui. Além disso, o controle do orçamento pode ser feito pelo próprio anunciante.

Por exemplo, você pode planejar gastos de R$ 100,00 todos os dias. Mas se você tiver um valor menor, como R$ 50,00, também poderá investir. Ou seja você investe somente aquilo que puder.

E quando o seu saldo acabar, a campanha é pausada até que você coloque um novo valor para o anúncio. 

Assim você tem controle de quanto está gastando e não gasta nenhum centavo a mais do que foi planejado. 

E os clientes me encontram como? 

Essa pergunta é bastante fácil de ser respondida. Para que você entenda como funciona o Google Ads, precisa conhecer os formatos de anúncios do Google. São eles:

  • Rede de pesquisas;
  • Rede de Display;
  • Google Shopping;
  • Vídeos (para o YouTube);
  • Promoção em aplicativos (normalmente utilizado para que um usuário baixe um app). 

Dentre esses, o que dá resultados mais positivos são os anúncios da rede de pesquisas. No Google Ads, esses anúncios são planejados para aparecer no Google quando você pesquisa por algo. 

Mas como assim? 

Se você pesquisar por “curso de marketing digital” no Google agora, terá resultados como esse aqui:

Pesquisa sobre curso de Marketing Digital

Os dois resultados são anúncios do Google Ads sobre “curso de marketing digital”, programados para aparecer na rede de pesquisas do Google. 

No geral, o termo “curso de marketing digital” é uma palavra-chave, item importantíssimo para as campanhas no Google Ads. 

As palavras-chave são termos de pesquisas que o anunciante adiciona em uma campanha para que o anúncio apareça quando um usuário pesquisa por aquilo ou algo relacionado ao termo.

Assim, elas descrevem sobre o assunto principal do anuncio.

No Google Ads, o uso de palavras-chave em anúncios é extremamente comum, já que é dessa forma que o usuário será impactado pela sua campanha. 

Neste caso, é necessário que o seu anúncio tenha palavras-chave que sejam relacionadas ao seu segmento.

Só para que você entenda como funciona o Google Ads, esse formato de anúncio utiliza palavras-chave para ser encontrado pelo usuário.  

E por mais que a palavra-chave que usei no exemplo não apareça exatamente da forma que foi pesquisada no anúncio da ESPM, as três palavras estão nos títulos e descrições. 

Exemplo anúncio da ESPM

Para ter mais resultados no Google, é indicado utilizar a palavra-chave exatamente como ela é buscada pelo usuário. Mas isso é assunto para um outro momento.

Existem algumas ferramentas, como o Ubersuggest, que disponibilizam o volume de buscas de uma palavra-chave, o que pode ajudar a saber quais são os termos mais pesquisados em relação ao seu tipo de produto ou serviço. 

Você também pode utilizá-la para comprovar se o Google Ads funciona para o seu segmento, pesquisando por palavras-chaves relativas a ele.

Dá para aparecer na 1º página do Google com o Google Ads?

Uma das vantagens mais chamativas do Google Ads é a possibilidade de aparecer na 1º página do Google. E ainda melhor: ser o 1º resultado quando o usuário buscar por algo.

Se você pesquisar por “criação de sites”, por exemplo, o 1º resultado que aparece é um anúncio da TECHD. Olha só: 

Anúncio da TECHD em 1º no Google

Então, respondendo a sua pergunta, dá sim para aparecer na 1º página do Google, de forma bastante rápida ao anunciar no Google Ads. 

Com isso, os resultados virão rapidamente e em pouco tempo anunciando no Google Ads você receberá os primeiros contatos, terá orçamentos todos os dias e, claro, conseguirá aumentar suas vendas. 

E a TECHD pode te ajudar a aparecer na 1º página do Google gerenciando a sua conta no Google Ads por 30 dias grátis. Você só paga os investimento no Google, o restante é por nossa conta.

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Ana Clara