Como definir o cliente ideal para o seu negócio.

MARKETING

Como definir o cliente ideal para o seu negócio.

William Alves
Escrito por William Alves em abril 23, 2020
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Neste conteúdo vamos abordar um assunto importante para quem deseja ter sucesso em seus negócios, arrisco dizer que é obrigatório.

Então, se deseja levar a sua empresa para um outro patamar e colher bons frutos, aplique este conteúdo imediatamente.

O que é um cliente ideal pra você?

Faça esta pergunta todos os dias pela manhã e cada vez mais chegará próximo a ele. Em todas as empresas os sócios sempre almejam clientes com características similares, sempre com o objetivo de aumento nos lucros e crescimento sustentável, as características mais buscadas são clientes que:

  • Valorize o produto/serviço;
  • Pague em dia;
  • Indique para pessoas próximas;
  • Torne-se fã da marca.

Estas são as 4 características mais buscadas por um dono de negócio quando se pergunta ele descreveria o cliente ideal, claro, tem outras características que variam de negócio para negócio, mas estas 4 encaixa em qualquer tipo de business.

Até aqui tudo certo, vamos em frente…

Como identificar o cliente ideal.

Agora que já sabemos o que é um cliente ideal para nossa empresa, vamos de como identificar os clientes ideais.

Imagine que você esteja em um grande lago pescando, este lago existe mais de 100 espécie de peixes, e você deseja pescar apenas um tipo de peixe, aquele que mais lhe interessa, como você o pescaria?

A resposta é simples, você precisa conhecer muito bem as características deste peixe, como:

  • Tamanho
  • Tipo de isca que gosta;
  • O que não come;
  • Local do lago costuma habitar;
  • Qual a idade (filhote, adulto e etc);
  • Entre outros.

Pois bem, seguindo o exemplo do lago, você precisa identificar as características do seu cliente ideal, isso no mundo do marketing chamamos de Persona.

O que é persona?

Persona é a criação de um personagem fictício onde carrega consigo todas as características de uma pessoa no qual o seu marketing defini como “Cliente perfeito ou Cliente ideal”.

Como criar uma persona?

Para a criação de uma persona podemos separar para empresas que estão começando e não tem cliente, e para empresas que já estão atuando e precisando refazer sua persona.

Como criar uma persona para quem está começando?

Pegue um papel e uma caneta e liste os itens abaixo e responda cada um deles separando por grupos.

Dados pessoais e demográficas:

  • Qual o seu sexo?
  • Qual o seu nome?
  • Quantos anos ele tem?
  • Qual a cidade onde mora?
  • Qual é a renda familiar anual?
  • É casado ou separado?
  • Tem filhos, quantos?
  • Qual segmento trabalha?
  • Qual a sua profissão?
  • Qual o cargo?
  • Qual nível de educação?
  • Salário?
  • Qual colégio ou universidade estudou? (pode da um nome real)
  • A quanto tempo está no mercado?
  • Quais são seus maiores desafios? (Tempo, primeira vez, falta de conhecimento)
  • Quais publicações, sites ou blogs você lê?
  • Quais redes sociais você mais utiliza no seu dia a dia?
  • Qual a sua rotina diária?

Informação de consumo:

  • Qual o principal problema que o seu produto/serviço irá resolver?
  • O que ela espera após consumir seu produto/serviço

Todas as informações são necessárias, se possível crie um quadro e cole na parede da sua empresa para que todos os colaboradores saiba o perfil de cliente ideal.

Como criar uma persona para quem já tem uma empresa?

Para quem já tem uma empresa, metade do caminho já percorrido. Você deverá responder as mesmas perguntas acima, porém de uma forma diferente e mais rápido.

Eu aconselho você listar os TOP 5 clientes que tem na sua empresa e liste o que eles tem em comum.

Exemplo: Os 5 melhores clientes que geram faturamento para nossa empresa são de São Paulo, tem uma média de idade de 35 anos e seu cargo é Diretor.

Feito isso você terá uma persona definida!

Quais os benefícios de ter uma persona?

Milhares, vou listar alguns, mas no dia a dia você saberá o quão importante é ter uma persona bem definida.

Os benefícios de ter uma persona:

  • Marketing assertivo;
  • Redução de custos de marketing;
  • Aumento de resultados no marketing;
  • Aumento de faturamento e lucro;
  • Equipe engajada;
  • Comunicação clara e objetivo;
  • Paz dentro da empresa.
  • Entre outros.

Quantas personas eu devo criar?

Não tem um limite, mas quanto mais persona, pior para controlar eu costumo indicar de 2 a 4 personas.

É isso.
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