Como aparecer no Google sem pagar anúncios

SEO

Como aparecer no Google sem pagar anúncios

William Alves
Escrito por William Alves em setembro 11, 2019
8 min de leitura
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Como aparecer no Google

Todo negócio, independente do segmento, quer saber como aparecer no Google, ainda mais sem precisar pagar por isso.

Alguns recorrem aos anúncios patrocinados, enquanto outros tentam fazer isso sem nenhum custo custo.

Mas, como aparecer no Google de graça afinal?

Entre as estratégias de marketing digital, estão as técnicas de SEO, que podem te levar para a primeira página do Google sem nenhum custo.

Estar nas primeiras páginas de busca é uma tarefa difícil e bastante concorrida. Afinal, há uma infinidade de novas páginas surgindo todos os dias e aparecendo no Google.

Mas, isso não quer dizer que é uma tarefa impossível. 

O que faz com que uma página esteja bem colocada é o que conhecemos como SEO (Search Engine Opmitization), que combina técnicas on e off page com a experiência do usuário. 

A grosso modo, é isso que faz o seu site se destacar, sendo uma das formas de como aparecer no Google entre os primeiros resultados. 

No entanto, há muito mais por trás do SEO e aqui você vai conhecer tudo sobre essa poderosa técnica que te levará as primeiras posições do Google gratuitamente. 

Nesta publicação você irá ver:

Acompanhe a seguir.

O que é SEO?

O que é SEO?

Traduzindo para o português, SEO significa otimização para mecanismos de busca. Pelo nome talvez você não entenda a amplitude deste termo e não tem problema, eu te explico. 

Tratam-se de técnicas combinadas para a otimização de sites, de modo a levar os sites para as primeiras páginas de buscadores como o Google. 

Hoje as técnicas de SEO são a melhor forma de como aparecer no Google. E até por isso a busca pela otimização de sites cresceu tanto nos últimos anos.

No entanto, o ranqueamento de um site não ocorre do dia para a noite e requer esforço e dedicação.

Então não pense que você irá aplicar as técnicas de SEO no seu site hoje, que ele estará na primeira página de pesquisa amanhã mesmo. 

O SEO combina técnicas chamadas de onpage e offpage, além da experiência do usuário. Vou te explicar um pouco sobre essas técnicas mais para frente.

Mas, por que o SEO é a melhor forma de aparecer no Google?

A resposta para isso é bem simples. O SEO é uma estratégia que pode ajudar a sua empresa a ter mais presença digital e destaque.

Por consequência, ela também trará mais visitantes para o seu site, contatos que serão transformados em clientes e, claro, mais vendas.

Além disso, as técnicas de SEO não servem apenas para a produção de conteúdo. Elas mexem com todo o seu site, desde os textos até as imagens que são colocadas nele.

Por isso é indicada para quem não sabe como aparecer no Google.

Para se ter uma noção do poder dessa estratégia, ela é utilizada até mesmo para a criação de anúncios, outra forma de aparecer no Google.

A única diferença é que, neste caso, você precisará investir para anunciar.

Pronto, agora podemos falar sobre as técnicas. Preparado? Vamos começar

Como aparecer no Google utilizando palavras-chave

Como aparecer no Google através das palavras-chave

Qualquer estratégia de SEO tem como pontapé inicial a pesquisa por palavras-chave.  

Caso você não saiba, as palavras-chave são termos de pesquisa. É dessa forma que o Google a identifica os sites ou conteúdos que tenham aquelas palavras pesquisadas.

Quando buscamos por algo no Google, os resultados das buscas tem relação com as palavras que utilizamos durante as pesquisas.

Por exemplo, se a minha dúvida é sobre “como aparecer no Google” e eu buscar por isso, os resultados serão de conteúdos que possam esclarecer essa questão para mim.

E também são através das palavras-chave que os usuários conseguem te encontrar nas páginas de busca. É por isso que elas são consideradas tão importante nesse processo. 

Mas, não basta apenas utilizar aquelas que são relevantes para a sua empresa.

A pesquisa é feita também para que você consiga descobrir quais são as palavras mais buscadas dentro do Google sobre a sua área.

Além disso, o uso correto das palavras-chave também traz para você um público qualificado, o que significa que ele tem interesse no que você está oferecendo, seja um conteúdo ou um produto específico.

Dica: você consegue encontrar palavras-chave neste site.

Onde usar essas palavras-chave?

Onde usar as palavras-chave?

Logo após essa pesquisa por palavras-chave que descrevam o que você está oferecendo, está na hora de aplicá-las. 

As palavras-chaves são utilizadas tanto para a otimização de sites, como também para o conteúdo que será postado nele. 

No site, elas precisam ser incluídas em uma ou mais páginas, sobretudo aquela que deseja ter classificação no Google. As palavras-chave devem aparecer com a maior frequência possível. 

Eventualmente, elas estão nos:

  • Títulos das páginas;
  • Cabeçalhos e rodapés;
  • URLs;
  • Nas meta descrições (meta description);
  • E nas alt-tags. 

Mas, é importante ressaltar que as palavras não devem ser jogadas de qualquer jeito no site, pois isso pode te prejudicar.

Por isso, tenha cuidado ao elaborar o conteúdo que será inserido em suas páginas, principalmente se a sua intenção é aparecer no Google pelas técnicas de SEO.

Você deve criar conteúdos de relevância para as suas páginas, pois isso melhora a sua classificação nos mecanismos de busca. Esse conteúdos podem ser colocados nas páginas de: 

  • Produtos;
  • Perguntas frequentes;
  • Sobre a empresa/quem somos;
  • Em postagens de blogs.

Deixe seu site recheado com conteúdo de qualidade e relevância. Essa é uma das principais maneiras de otimização de sites para o SEO. 

Como aparecer no Google utilizando links internos

Como aparecer no Google utilizando links internos

Parte do processo de SEO envolve o uso de links, que são tão importantes quanto as palavras-chave. Além de serem uma das formas de como aparecer no Google.

Assim, em seus conteúdos você pode utilizar links que remetem a outras páginas dentro do seu site. 

O uso de outras URLs de seu site nos conteúdos melhora a experiência do usuário, ajudando-o durante a navegação, além de colaborar para aumentar a sua autoridade perante o Google. 

Os links internos servem para dar mais relevância a um texto, também colaborando para o usuário fique mais tempo no seu site.

O uso de palavras-chaves e links são quesitos são cobrados pelo Google para o ranqueamento do site. 

Porém, os links precisam ter relevância, ou seja, eles devem direcionar o usuário para uma página que tenha ligação com aquele conteúdo.

Por exemplo, ele está navegando na sua página de sobre e lá dentro encontra um parágrafo falando do seu produto, com um link interno para essa página. 

Assim, quanto mais links você apresentar ao usuário, mais pontos com o Google você ganha para subir de posição sem precisar pagar nada por isso. 

Mas, e se os links forem externos?

Mas, e se os links forem externos?

O uso de links internos por si só já dá certo resultados nas técnicas de otimização de sites, mas sozinho não é suficiente para que você chegue na primeira página do Google

Se você deseja entender como aparecer no Google gratuitamente, precisa entender também o uso dos links externos.

Seu site precisa dos chamados backlinks. Para o SEO, eles são extremamente importante, já que ajudam a melhorar a autoridade cobrada pelo Google. 

Se forem links de qualidade, o Google entende que aquele site sabe sobre o que está falando, ou seja, ele tem autoridade no assunto

Quando um site possui muitos links externos, os motores de busca entendem que ele é mais importante que outro domínio que não possui o mesmo número.

Então, é isso que faz aquele site vai subir no ranking de maneira orgânica, ou seja, sem precisar investir dinheiro para isso.

O Google ainda mantém uma pontuação que vai de 0 a 100 para os domínios. Essa pontuação é somada pela quantidade backlinks que um site possui. Portanto, quanto mais pontos um site tem, maior sua autoridade no buscador e ter um link inserido ali é excelente. 

Só para exemplificar isso é o que chamamos de estratégia off page e serve, basicamente, para aumentar o seu domain authority para o Google. Resumindo: estratégia de como aparecer no Google através das técnicas de SEO.

Como aparecer no Google utilizando tag alt em suas fotos

Como aparecer no Google utilizando Tag Alt

Não são só os textos que são otimizados pelas técnicas de SEO, as imagens também passam por esse filtro. Neste caso, são utilizadas o que chamamos de tag alt. 

As tag alt das imagens são umas das formas de como aparecer no Google sem precisar pagar. Sendo uma das maneiras de otimizar o seu site ou conteúdo.

Então, a tag alt nada mais é que um atributo facilitador para o Google. É através desse recurso que ele consegue fazer a leitura das imagens presentes em seu site e, assim, também impulsiona o ranqueamento. 

Além disso, serve também como uma alternativa para as imagens que são usadas como links. Se o navegador não mostrar a imagem ou até mesmo se ela demorar a carregar, o que aparece para o usuário é a tag alt. 

Por isso, esse recurso é utilizado como ferramenta de otimização de sites, visto que melhora a experiência do usuário de certa maneira. E também para que o seu site apareça no Google.

Aplicando essas técnicas em seu site, as chances de conseguir um espaço nas primeiras páginas do Google são mais altas. Mas lembre-se que isso não ocorre de uma hora para outra. 

Fazendo tudo isso, meu site vai aparecer no Google?

Se todas essas estratégias forem bem aplicadas no seu site e conteúdos, você tem grandes chances de aparecer no Google, sem precisar investir nenhum centavo.

Mas é importante ressaltar que, mesmo com a otimização, o seu site só atingirá a primeira página com esforço e dedicação.

Embora o SEO seja uma técnica de como aparecer no Google que dá resultado, ele demora um pouco para mostrar esse resultado, mas nada é impossível.

Para não deixar dúvidas de que essa estratégia funciona, vou te dar um exemplo.

Se você pesquisar no Google por setores e processos, olha só quem aparece:

Resultado de pesquisas sobre setores e processos

Esse é um dos conteúdos no Blog da TECHD que está na primeira página do Google. E ele também aparece em outros termos de pesquisa, como “processo de uma loja virtual”, por conta das técnicas de SEO.

Viu só como aparecer no Google é possível e sem gastar nenhum centavo?

E também existem outras formas de aparecer no Google que a sua empresa pode aproveitar.

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